O negócio arriscado de negociação de ações on-line


O negócio arriscado de negociação de ações on-line


Por Jack M. Germain


16 de novembro de 2006 4:00 PT


Negociação de títulos on-line foi uma moda grande há alguns anos, mas alguns dos principais jogadores desapareceram da cena após as gotas pontocom. No entanto, muitos comerciantes do-it-from-home não podem resistir a velocidade da Internet e conveniência, e ainda há muitas empresas para acomodá-los.


Embora algumas empresas de corretagem considerassem que nunca ofereceriam acesso a ferramentas de negociação eletrônicas, muitos aprenderam rapidamente que os clientes estavam ansiosos para negociar pela Internet e perceberam que precisariam prestar serviços ou perdê-los para a concorrência.


Atualmente, o comércio on-line está ganhando credibilidade.


As lojas eletrônicas oferecem aos consumidores sites dedicados, software e ferramentas de comércio on-line para ajudá-los a ir sozinhos. Algumas empresas de investimento on-line começaram a oferecer limitado a serviços profissionais de consultoria de investimento completo por uma taxa.


"O comércio on-line é mais do que uma moda passageira. Muitos investidores individuais estão usando corretores on-line hoje", Fred Ruffy, analista da Optionetics. Disse TechNewsWorld.


O custo de negociação on-line é geralmente menor do que em casas de corretagem de tijolo e argamassa. Além disso, as melhorias em tecnologia e segurança tornaram a negociação on-line uma experiência eficiente e segura. Na verdade, alguns corretores on-line, como E-Trade e TD Ameritrade. Oferecem mais do que apenas negociação. Eles também fornecem cartões de crédito, hipotecas, títulos e fundos mútuos, por exemplo.


Competição rígida


A negociação on-line tornou os corretores de telefone obsoletos. Antes da explosão da bolha pontocom, um comerciante de telefones trabalhando até tarde da noite em uma empresa de corretagem de grandes nomes colocaria cerca de 300 ligações por turno.


Quando a negociação on-line começou a ganhar popularidade, muitos comerciantes de telefone foram demitidos, em parte devido a um declínio no volume de vendas. O interesse no comércio on-line é ainda mais intenso agora.


"Vemos uma explosão de atividade, está indo para cima e para baixo, mas sempre há aqueles investidores que querem fazê-lo eles mesmos", disse Andy Rolfe, CTO da Authentify.


O número de comerciantes em linha tem aumentado, aparentemente apesar das fraudes - ou o medo dos scams. "As pessoas acreditam nas instituições que existem online", disse Rolfe.


Taxas de queda


A queda das receitas das comissões tem sido o desafio para muitos corretores on-line, de acordo com Ruffy. Em outubro de 2006, por exemplo, muitos corretores on-line perderam valor de ações depois que o Bank of America anunciou que iria oferecer ações livres para selecionar clientes.


"Isso é parte de uma tendência. Muitos dos grandes jogadores tentam obter clientes, oferecendo negócios em ações baratas e, em seguida, vendê-los outros produtos ou serviços", observou Ruffy.


A consolidação é outra realidade para os sobreviventes do boom ponto-com, disse ele. Muitos pequenos jogadores foram forçados a fazer parcerias com outras pessoas, a fim de evitar a interrupção do negócio. Aqueles intenção de resistir à tendência de fusão deve esculpir um nicho, a fim de ter sucesso.


"A perspectiva é para mais do mesmo. No entanto, há cada vez menos corretores lá fora. Os principais jogadores no comércio on-line provavelmente permanecerá o mesmo", Ruffy previu.


Lay of the Land


A indústria de comércio on-line agora é composta por dois grupos: corretores de desconto on-line e fornecedores de plataforma de software de negociação. Empresas de ambas as categorias fornecem comissões de baixo custo e taxas de ações e outras atividades de investimento, disse Kenneth Prather, proprietário da Prather Investment Management.


Comissões de comércio on-line de desconto variam de US $ 4,95 a US $ 14,95 por comércio, observou Prather. Em comparação, as corretoras de serviço completo podem combinar aconselhamento e taxas de negociação; Os clientes podem pagar até US $ 100 em taxas e comissões por comércio, ele ressaltou.


Corretores de desconto on-line atender aos investidores que estão à procura de serviços de corretagem de baixo custo. Eles são muito ativos comerciantes on-line que permanecem leais ao site de um corretor particular, de acordo com Prather.


Os principais jogadores neste campo são Fidelity. Schwab. E-Comércio e Ameritrade.


O segundo grupo é composto por empresas de comércio on-line que dependem de fornecedores de software de negociação ou uma plataforma específica. Essas empresas também oferecem serviços de corretagem por taxas adicionais. Alguns dos jogadores bem conhecidos nesta categoria são eSignal. MetaStock e TradeStation.


"Essas empresas oferecem taxas de comissão bastante baixas, geralmente oferecendo negócios por tostões por ação. Os comerciantes podem comprar ações no mercado", disse Prather. "É uma indústria de serviços de gama completa, incluindo equity, futuros e opções, um negócio muito aberto".


Preocupações com segurança


Do ponto de vista da segurança, os comerciantes on-line podem enfrentar riscos consideráveis, mas o setor de investimentos começou a responder a questões de segurança - em parte, por causa dos regulamentos federais de conformidade.


"As crescentes preocupações de segurança derivam do uso de senhas como única forma de identificação on-line", disse Rolf. "Os reguladores federais estão começando a insistir na identificação multifatorial".


Como resultado, o comércio on-line está se tornando mais seguro. No entanto, como o comércio eletrônico em geral se torna mais lucrativo, o número de roubos de identidade e tentativas de ameaças está crescendo. Isso é impulsionado pelo número crescente de usuários que fazem negócios on-line, bem como a sofisticação dos hackers, observou Rolf.


"Nós sempre soubemos que os hackers tinham uma repetição automática e removem o veículo para roubar os IDs dos usuários", acrescentou. "É aí que reside o problema: usar contas falsas para empurrar para cima ou para baixo o preço do estoque."


Evitando armadilhas


Além das preocupações de segurança que afetam todos os aspectos do comércio eletrônico, existem outras ameaças exclusivas para o comércio on-line do-it-yourself. Se o investidor já não usa um sistema, é apenas uma questão de tempo antes que ele perca seu dinheiro, advertiu Prather.


A linha inferior é que os comerciantes on-line pode se tornar muito agressivo, e pode ser muito fácil perder a camisa. Não é incomum para os comerciantes ávidos rolar sobre seus fundos 401k ou outros investimentos - só para perder tudo no mercado de ações.


"A negociação on-line é uma espada de dois gumes, e os usuários têm mais acesso e mais ferramentas de negociação. Essa é a vantagem", disse Prather. "A desvantagem é quando os usuários pensam que podem se tornar um comerciante de ações reais em casa trabalhando para ficar rico. Negociação on-line pode ser muito sedutor".

Comments

Popular Posts